Cadernos PROARQ

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos Proarq? Acesso

Não tem login/senha? Acesse a página de cadastro

  • O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

  • Autor e co-autores devem se cadastrar. A submissão do trabalho só será concluída após o preenchimento destes dados obrigatórios

Diretrizes para Autores

Condições Gerais

  • A contribuição deve ser original e inédita, e não deve estar sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, justificar em "Observações ao Editor".
  • Os artigos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês.

Estrutura do artigo

  1. Título, Resumo (de 250 a 500 palavras) e Palavras-Chave (mínimo de 3 e máximo de 5, indicativas do conteúdo do trabalho) serão apresentados de modo bilíngüe, em português OU espanhol, E em inglês, obrigatoriamente.

  2. Indicação de Responsabilidade:

    Para garantir a avaliação cega por pares (Blind review), a indicação de autoria deve ser removida da página principal do artigo (folha de rosto).

    Os dados de identificação do(s) autor(es) estarão presentes nos cadastros já preenchidos para a submissão do artigo (O nome de cada autor deve ser inserido completo e sem abreviações).

  3. Formato
    • A minuta do artigo deve ter no mínimo 25.000 e no máximo 35.000 caracteres, excluídos os espaços.
    • O documento não deve exceder 3MB.
    • O formato da página deverá ser A4, com margens de 2 cm em todas as bordas (superior, inferior, esquerda e direita. As páginas não devem ser numeradas.
    • A fonte a ser utilizada em todo o trabalho será a CALIBRI, em tamanho, espaçamento e formatação específicas, conforme identificados em MODELO que acompanha este conjunto de DIRETRIZES PARA AUTORES do Cadernos PROARQ.
    • Notas em fonte CALIBRI, corpo 8, espaçamento simples – deverão ser inseridas sob a forma de Notas de Rodapé, não sendo aceitas quaisquer outras ao final do texto.
    • Legendas das ilustrações: fonte CALIBRI, corpo 9, espaçamento simples.

  4. Referências

    O texto e as referências bibliográficas seguem os padrões da NBR 6023:2002 – Referências e NBR 10520:2002 – Citações

    Somente as citações textuais incluídas nos parágrafos (ou seja, aquelas iguais ou menores que 3 linhas) deverão aparecer entre aspas. Aquelas destacadas do texto deverão obedecer a um recuo de 3 cm e utilizar corpo 10,. Todas seguirão o sistema Autor (data, número de página) ou (AUTOR, data, número de página). A informação completa deverá constar das Referências Bibliográficas e listadas em ordem alfabética.

  5. Ilustrações

    Ilustrações, em número ilimitado, poderão ser de qualquer natureza – gráficos, figuras, fotos, desenhos, mapas etc – aqui consideradas como qualquer objeto não textual. Denominadas por FIGURAS, tais ilustrações, quaisquer que sejam, deverão ser apresentadas em numeração sequencial. Deverão aparecer incorporadas ao corpo do artigo, próximas ao trecho a que se referem, em arquivos de extensão .jpg ou .tif. Serão dispostas em tabelas — centralizadas à página e com margem oculta — onde, em linha inferior, constará a legenda que lhe seja respectiva, com os créditos e a fonte das mesmas.

  6. Instruções para Submissão

    Inicialmente, o autor deve se cadastrar e depois seguir os passos indicados para submissão de artigos. O artigo deve estar em formato doc exclusivamente. Caso o trabalho seja aceito para publicação, após as revisões feitas, a versão final deve também ser enviada no mesmo formato.

    No momento da submissão do artigo, o(s) autor(es) já estará(ão) autorizando a publicação do artigo caso seja aceito.

    Qualquer dúvida entre em contato com cadernos.proarq@gmail.com

DIREITOS AUTORAIS

  1. Os autores se responsabilizam pelas informações, imagem e dados apresentados no trabalho submetido.
  2. Os autores transferem os direitos autorais dos artigos aprovados para publicação na revista, sobre licença Creative Commons Attribution 3.0 License.
  3. Os autores são incentivados a distribuirem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repósitorios institucionas de divulgação científica, seguindo os critérios Creative Commons que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

AVALIAÇÃO CEGA POR PARES (BLIND REVIEW)

Autores, avaliadores e editores devem tomar todo o cuidado para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, evitando descuidos que possam revelar a identidade dos envolvidos nas etapas do processo. As precauções necessárias para impedir a ocorrência desse problema estão instruídas como se segue:

  1. O(s) autore(s) do documento devem excluir somente da folha de rosto os nomes que possam identificá-lo(s). Desta maneira, nos lugares onde seu(s) nome(s) aparece(m), bem como o nome dos artigos ou trabalhos de conclusão que acompanham a autoria – por exemplo, em citações ao longo do texto, na referência bibliográfica, etc. – devem ser substituídos da seguinte maneira:

    (SILVA, 1997, p32) será substituído por: (AUTOR, 1997, P.32)

    SILVA, Carlos. A cidade no século XIX. São Paulo: Perspectiva, 1997 será substituído por:
    AUTOR. Título. São Paulo: Perspectiva, 1997

  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades, iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em ‘Arquivo’ no menu principal do Adobe Acrobat.