Cadernos PROARQ é uma publicação semestral do Programa de Pós‑graduação em Arquitetura da FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ UFRJ. São bem-vindas submissões de artigos científicos inéditos, ou seguindo os padrões de ineditismo especificados nas Normas para Publicação, nas seguintes áreas de conhecimento: Ensino de Arquitetura; Teoria, História e Crítica; Ambientes de Saúde; Cultura, Paisagem e Ambiente Construído; Habitação e Assentamentos Humanos; Sustentabilidade, Conforto Ambiental e Eficiência Energética; Revitalização e Restauração; Gestão e Sustentabilidade do Patrimônio.
Os artigos podem ser submetidos em fluxo contínuo ou a partir de chamadas para edições temáticas, com a participação de editores especiais, de acordo com intervalos regulares.
O público alvo do Cadernos PROARQ são os pesquisadores da área de Arquitetura e Urbanismo e afins, incluindo docentes, discentes pós-graduandos e profissionais com reconhecida expertise no assunto, devendo o primeiro autor de qualquer artigo ter a titulação mínima de mestre. O limite de autores no artigo não deve exceder o número de cinco.
No ano de 2023, o Cadernos PROARQ inaugurou a Seção FORUM como ação de impacto científico e social que visa proporcionar a apresentação de temas emergentes, traduções de textos consagrados, ensaios e/ou críticas com enfoques específicos, sempre a partir de convites direcionados a pesquisadores de excelência na área de Arquitetura e Urbanismo.
Desde 2012 o formato da revista é eletrônico.
Folhetim Cultural e Artístico do Proarq - clique aqui
Revista A4 pela última avaliação quadrienal CAPES
ISSN (revista impressa): 1679-7604
ISSN (revista eletrônica): 2675-0392
Edição Temática:
"Crítica, Mídias e Memória. Uma cultura transatlântica"
Editores Especiais:
Priscilla Peixoto, Guilherme Bueno, Daniela Ortiz dos Santos, Rute Figueiredo, Mário Magalhães e Joana Mello de Carvalho e Silva.
Período de submissões:
de 26/08/2024 a 04/11/2024
Este dossiê se abre a artigos e ensaios que analisem a operação crítica em arquitetura – seus objetos, suas práticas e seus atores – constituída no trânsito do Oceano Atlantico. Busca abordar os diferentes mecanismos de mediação (traduções, periódicos, publicações e reuniões internacionais) que permitiram estruturar redes de relações, contato e permuta entre atores sociais provenientes de culturas críticas das diferentes margens desse oceano e que, sobretudo, o entrecruza. Assim, a candidatura de textos para compor este dossiê deve se inscrever no âmbito da história da crítica da arquitetura e enquadrar objetos que enfatizem o transitar por territórios na modernidade. Deve também demonstrar a intenção de investigar a crítica da arquitetura como prática de identificação, tensionamento e mediação de culturas arquitetônicas diversas. Enfatizar, portanto, o modo como culturas críticas, ao entrarem em contato umas com as outras, se modificam a partir de perdas, seleções e redescobertas, criando algo que não é nem mera junção, nem um mosaico, mas sim uma síntese nova e criativa. Artigos que também alertem para um modo de lidar com as incertezas do futuro, visto que falar de culturas atlânticas é, com muita frequência, falar de corpos desterrados e, em exílio, que muitas vezes encontram na transculturação um (ou o único) modo de existir (resistindo).
O CADERNOS PROARQ abre seu fluxo de submissões para pesquisadores da área de arquitetura e urbanismo e correlacionadas, ao mesmo tempo em que busca aproximar o conjunto de trabalhos derivados do II colóquio crítica . media . memória | diálogos transatlânticos em arquitetura, que serão igualmente submetidos e avaliados de forma dupla-cega.
O evento em questão, realizado entre os dias 29 e 31 de outubro de 2024 na Escola Superior Artística do Porto, em Portugal, figura como uma das ações da rede “Crítica Memória” coordenada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), da Universidade Federal de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidad Politécnica de Madrid (UPM), da Universidad de Navarra e da Goethe University Frankfurt am Main.
Aguardamos as submissões e indicamos a todos(as) os(as) interessados(as) no II colóquio crítica . media . memória | diálogos transatlânticos em arquitetura que acessem a página: https://www.criticamemoria.org/iicmm