Proposta Editorial
Os Cadernos Proarq são abertos a submissões de artigos nacionais e estrangeiros originais e que apresentem uma real contribuição à construção do saber em Arquitetura e Urbanismo. Excepcionalmente, podem ser aceitos artigos em áreas afins, desde que contribuam, mesmo que transversalmente, com o enriquecimento das discussões referentes à produção do conhecimento em nosso campo.
No que diz respeito à temática, até o número 13 da revista, os Cadernos Proarq definiam temas específicos para a organização dos artigos publicados, alternando, sempre que possível, os enfoques referentes às sub-áreas de pesquisa em Arquitetura & Urbanismo. Contudo, os quatro últimos números da revista foram marcados pela abertura a toda contribuição em Arquitetura & Urbanismo, sem direcionamento temático. Procura-se, com isto, não dividir a arquitetura em compartimentos estanques, mas sim associar os vários ambientes de sua pesquisa, encontrando para os artigos selecionados o fio que os une e justifica sua presença num mesmo número.
Além disso, espera-se, com esta medida, fazer emergir um retrato mais fiel e atual das tendências de pesquisa em nossa área e, também, nas áreas afins. De fato, a contemporaneidade é muito dinâmica e os veículos que buscam acompanhar esse dinamismo devem estar abertos à oportunidade de receber alguma contribuição inovadora, que aponte, talvez, para novos rumos da pesquisa em Arquitetura & Urbanismo.
Estrutura
Atualmente a estrutura dos Cadernos Proarq é composta de:
- Editorial
- Artigo-âncora redigido por autor convidado dentre os especialistas com competência internacionalmente reconhecida nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Desenho Urbano. Tais artigos são originais, escritos exclusivamente para os Cadernos Proarq OU artigo selecionado dentro os aprovados por avaliação-cega
- Artigos científicos inéditos selecionados por comitê científico qualificado (resumos e palavras-chave em duas línguas + textos originais)
- Seção de resenhas / resumos de teses e trabalhos defendidos - seção intermitente.